Frenologia
Curiosidades
Frenologia é uma teoria que reivindica ser capaz de determinar o caráter, características da personalidade, e grau de criminalidade pela forma da cabeça (através da leitura de "caroços ou protuberâncias"). Esta foi desenvolvida por um médico alemão chamado Franz Joseph Gall por volta de 1800, e foi muito popular no século XIX, está agora desacreditada e classificada como uma pseudociência.

A Frenologia contudo recebeu crédito por contribuir com a ideia de que o cérebro é o órgão da mente e áreas específicas do cérebro estão relacionadas com determinadas funções do cérebro humano.

Caso de Phineas Gage
Phineas Gage era um funcionário dos caminhos de ferro americanos que viveu no século XIX. Em 1848 teve um acidente que resultou na projeção de uma barra através do seu crânio que levou consigo uma parte do cérebro de Gage.
Phineas sobreviveu a este acidente, no entanto a sua personalidade sofreu alterações profundas. Antes do acidente era um homem calmo, educado, trabalhador. Depois, passou a apresentar comportamentos diferentes: irritava-se sempre que o contrariavam e era grosseiro.
O caso de Gage é considerado uma das primeiras evidências científicas que indicavam que a lesão nos lobos frontais pode alterar a personalidade, emoções e a interação social.
