Genética
Glossário
Hereditariedade: conjunto de processos biológicos que asseguram que cada ser vivo receba e transmita informações genéticas através da reprodução.
Hereditariedade Específica: Transmissão à geração seguinte das características comuns aos indivíduos de uma espécie e que os diferencia de todas as outras espécies.
Hereditariedade Individual: Conjunto único de características herdadas por um indivíduo e que o distingue de todos os que integram a sua espécie.
Genética: Ciência que estuda a hereditariedade.
Ovo: Primeira célula do indivíduo, resultante da fecundação do óvulo, efetuada por um espermatozóide.
Cromossomas: Elementos integrantes do núcleo de cada célula, transportadores dos genes, que são as unidades básicas da hereditariedade.
Genes: Unidades biológicas elementares que contêm informação responsável pela constituição orgânica do ser vivo.
ADN: Abreviatura de ácido desoxirribonucleico. Molécula complexa formada por substruturas de fosfatos, bases e açucares, cuja sequência determina toda a informação genética transmitida pelos cromossomas.
Genoma: Conjunto de toda a informação hereditária codificada no ADN.
Genótipo: Conjunto dos genes que constituem o património hereditário de cada indivíduo.
Fenótipo: Conjunto de características fisiológicas, psicológicas e comportamentais que se
manifestam como resultado do genótipo em interação com o meio ambiente.
Preformismo: Tese segundo a qual o desenvolvimento individual prossegue um rumo predefinido, em virtude da programação inscrita no código genético.
Epigénese: Tese segundo a qual o desenvolvimento do indivíduo se processa através da ação recíproca estabelecida entre a genética e o ambiente.
Mutação Genética: Alterações do património hereditário que se transmitem às gerações futuras. São modificações processadas a nível do genótipo.
Filogénese: Origem e evolução das espécies, desde as formas mais elementares de vida até ao aparecimento de seres mais complexos, como é uma caso do ser humano.
Programa Fechado: Sequência organizada de comportamentos rígidos predefinidos no património genético da espécie e atualizados por mecanismos inatos.
Programa Aberto: Sequência de comportamentos a definir pelo homem na interação do património genético com o meio ambiente e com aquilo que aprendeu.
Neotenia: Atraso do desenvolvimento que determina que as características juvenis se mantenham na idade adulta.